UFCD - 0366

Plano de marketing

Reflexão

Esta UFCD teve como objetivos:

1 - Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing.

2 - Elaborar planos operacionais de marketing, respeitando as etapas de desenvolvimento.

Ao longo da UFCD 0366 - Plano de Marketing, à medida que era dado a matéria fomos elaborando um Plano de Marketing, de uma empresa à nossa escolha. O trabalho foi elaborado em grupo, no qual, no nosso grupo, chegamos à conclusão escolher uma empresa na qual um de nós já tivéssemos trabalhado. Embora tivéssemos escolhido uma empresa onde eu próprio fui colaborador, para mim foi um desafio elaborar um plano de marketing relacionado com a empresa que o nosso grupo escolheu. Não era fácil abordarmos todos os conteúdos pedidos, mas fizemos nosso melhor.

Abordamos a história da empresa que neste caso foi a Martifer SA., a sua visão, missão e valores, onde evidenciamos o foco na sustentabilidade, sendo uma empresa em que se insere em vários ramos de negócios, incluindo nas energias renováveis.

Fizemos uma análise SWOT, onde descrevemos as forças; fraquezas, oportunidades e as ameaças adjacentes à empresa.

Foi-nos pedido para abordarmos os 4 P's patentes do marketing mix, Product; Price; Promotion; Place, mas no nosso caso abordamos também as Pessoas, e o Ambiente Físico (People e Physical Environment), visto a sua vertente pela sustentabilidade.

Falámos também sobre as vantagens competitivas, o Know How como ferramenta, para aumentar essas vantagens competitivas neste caso, não como venda de uma marca, mas como um prestador de serviços, no ramo da construção metalomecânica.


E como se tornou uma multinacional, fazendo uma Oferta Pública de subscrição, conseguindo assim entrar na bolsa de valores. Abordámos igualmente o índice de cota de mercado, algo que se enquadrava na análise de plano de marketing, tendo em conta que os seus clientes, são clientes com grande poder de compra.

Assim como indicámos os seus investimentos mais recentes como a aquisição dos estaleiros navais de Viana do castelo. Colocando-os, num patamar mais abrangente na sua linha de negócios.

Todo esta elaboração de Plano de Marketing, teve como objetivo, sabermos como se realiza, tendo sido feito numa apresentação tanto escrita como oral. 

PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - Técnico de Comunicação - Marketing Relações Públicas e Publicidade

Rui Miguel Lopes da Conceição 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.