UFCD - 0525

Elaboração de Planos para a Gestão do Protocolo em Eventos

Reflexão

Na UFCD 0525 – Elaboração de Planos para a Gestão do Protocolo em Eventos, foi nos lançado um desafio. Criar um evento onde aplicássemos as técnicas e protocolos de planeamento, para um evento.

Foi-nos apresentado um conceito, o qual era novo para mim. Brainstorming que é uma técnica para estimular o surgimento de ideias criativas. A Tempestade de Ideias, em português, é feita numa reunião e permite o compartilharmos das mesmas, soluções e insights valiosos para a criação, neste caso, de um evento.

Foi uma tarefa que passou por várias fases, pois foi um desafio, em que pensámos em vários possíveis eventos a realizar, até que nos foi sugerido por uma colega de turma, pensarmos nos filhos da terra. Alguém que conhecesse e escrevesse sobre a terra em que vive. Neste caso que até escrevesse sobre todo o Ribatejo. Foi-nos apresentado o Exímio, Sr. Manuel Francisco. Escritor, autor de vários livros, tendo no seu portefólio, bestsellers, livros como "Tempo de Outros Tempos" e "Ribatejo", entre outros.

O evento consistiu numa conversa informal com o nosso convidado, a respeito das suas obras e da sua experiência de vida, como ribatejano. Onde foram apresentadas questões feitas por nós e pelo publico em geral, que aderiu ao evento.

Toda uma parte de comunicação em geral foi feita. Por fases. Desde a elaboração de um cartaz e difusão do evento em vários meios de comunicação, tais como redes sociais, rádio e palavra passa a palavra. Fizemos também chegar às várias entidades competentes uma nota de imprensa, a comunicar a realização deste evento, que teve lugar no dia 02 de dezembro de 2021 às 15 horas, na emblemática "Cabana dos Parodiantes", uma casa/restaurante típico de Salvaterra de Magos e conhecido nacionalmente pelo seu doce tradicional "O Barrete".

O evento contou também com a presença de um apontamento musical, tendo sido convidado para o efeito, Ricardo Neiva, músico, compositor e coordenador geral, na Academia de Artes "O Batuque". No entanto por motivos de saúde do próprio Ricardo Neiva, o apontamento musical, foi feito pela sua irmã, Catarina Neiva, que segue os mesmos passos na música. Sendo que Ricardo Neiva acompanha, o Sr. Manuel Francisco na carreira do mesmo. Estando presente nos vários eventos e lançamentos dos livros do Sr. Manuel Francisco. Como próprio o diz, a família Neiva são como uma família para ele.

Neste trabalho contribui, no meu caso com a tarefa que me foi incumbida. Ajudar na escrita da nota de imprensa, de articular o apontamento musical com o músico Ricardo Neiva e com a comunicação social, tal como entrar em contacto com a Radio Marinhais, a qual fez o anúncio do evento, pela sua estação de rádio.

No dia do evento, foi-me dado a responsabilidade de acompanhar o músico Ricardo Neiva e a sua irmã Catarina Neiva.

Nesta UFCD aprendi que, existe um trabalho árduo e responsável na elaboração de planos para a gestão do protocolo em eventos, em que temos que aplicar, os vários procedimentos para a elaboração de um evento, onde temos que contemplar:

Quem?

O que fazer?

Quando?

Onde?

Nesta UFCD, aprendi um termo novo para mim, que é o afunilar ao máximo a elaboração de um evento, fazendo com que tudo o que é excesso tem de ser ir retirando, à medida que as fases da elaboração do evento se vão desenvolvendo.

Apreendi que tem de existir um conceito de Etiqueta e Regras para os diferentes tipos de evento. Em que são diferentes entre um evento informal e um evento formal. Regras essas que têm de estar de acordo com tipo de evento criado. Como por exemplo a regra e etiqueta praticada no nosso evento, será completamente diferente num evento criado para um órgão do Estado.

Todo o protocolo pensado e elaborado, tem que ser seguido à risca, por isso tem de ser bem delineado. E os intervenientes não poderão sair do protocolo, para que todo o evento possa ser um sucesso. Embora haja exceções, o que depois dificulta o trabalho da organização.

Tenho presente que aprendi muito com esta UFCD. Pois os conhecimentos adquiridos podem ser uma mais valia no futuro. Mesmo que eu não venha a trabalhar diretamente com eventos, fiquei com noções de como realizar um evento.

Tendo em conta os vários tipos de eventos: Nacionais; Internacionais; Cimeiras; Negociações; Seminários; Congressos; Conferencias; Colóquios/palestras; Simpósios; Workshops.

Tanto como os diferentes tipos de indivíduos/grupos tais como: VIP; Equipa de apoio ao VIP; Participantes; Pessoas com deficiências; Crianças e idosos; Acompanhantes.

PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - Técnico de Comunicação - Marketing Relações Públicas e Publicidade

Rui Miguel Lopes da Conceição 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora