UFCD - 10785
Publicidade nas redes sociais
Reflexão
Na UFCD 10785 – Publicidade nas Redes Sociais teve como principais Objetivos:
- Reconhecer os diferentes formatos de publicidade nas principais redes sociais.
- Implementar campanhas pagas nas redes sociais para diferentes objetivos.
- Medir e analisar uma campanha paga nas diversas redes sociais.
- Definir planos de ação para otimização contínua.
Ao longo da UFCD foi-me ensinado a importância de uma empresa estar presente nos vários tipos de plataformas de redes sociais. Não só tendo um website, como estar ativamente presente nas principais redes sociais como o Facebook; Instagram; Linkedin; Youtube; WhatsApp, entre outras.
Apesar dessas plataformas já terem os seus algoritmos para cativar potenciadores clientes para a nossa empresa, aprendi como elaborar um Mapa de Empatia e um Persona, para definir o meu público alvo. Aquele publico que quero atingir para serem potenciais clientes da minha empresa.
Neste caso temos de definir o persona de acordo com certas regras tais como imaginar o que ele:
- Pensa e sente (Principais preocupações e inspirações)
- Escuta (O que os amigos dizem, o que os influenciadores dizem)
- Fala e Faz (Atitude em público; aparência, comportamento com os outros).
- Vê (Ambiente, amigos, o que o mercado oferece)
- As suas Dores (Medos, frustrações, obstáculos)
- Ganhos (Desejos, necessidades, formas de medir o sucesso, obstáculos)
A partir destes estudos podemos imaginar como será o nosso persona, como chegar até ele com os nossos produtos ou serviços e aí construir o nosso público alvo.
Podemos ter vários tipos de personas, pois um segmento de negócio pode querer chegar a várias faixas etárias ao mesmo tempo, que por sua vez tem que estar bem definido logo desde o início.
Tudo este trabalho tem que estar bem delineado, na construção do nosso negócio, pois dele e não só, depende o sucesso que poderemos vir a ter com os produtos e/ou serviços da nossa empresa.
Ao longo desta aprendizagem fui apreendendo conceitos que desconhecia. E que podem ser uma mais valia para o meu futuro, Não só na minha vida profissional, como na minha vida pessoal.
Criamos também um perfil no Linkedin, que nos dias de hoje é uma mais valia no mundo do mercado de trabalho. Pois podemo-nos conectar, com vários empregadores interessados no nosso perfil. Assim como interagir com a nossa rede de conhecimentos, tendo como finalidade aumentar a nossa probabilidade de emprego.