UFCD - 10785

Publicidade nas redes sociais

Reflexão

Na UFCD 10785 – Publicidade nas Redes Sociais teve como principais Objetivos:

  • Reconhecer os diferentes formatos de publicidade nas principais redes sociais.
  • Implementar campanhas pagas nas redes sociais para diferentes objetivos.
  • Medir e analisar uma campanha paga nas diversas redes sociais.
  • Definir planos de ação para otimização contínua.

Ao longo da UFCD foi-me ensinado a importância de uma empresa estar presente nos vários tipos de plataformas de redes sociais. Não só tendo um website, como estar ativamente presente nas principais redes sociais como o Facebook; Instagram; Linkedin; Youtube; WhatsApp, entre outras.

Apesar dessas plataformas já terem os seus algoritmos para cativar potenciadores clientes para a nossa empresa, aprendi como elaborar um Mapa de Empatia e um Persona, para definir o meu público alvo. Aquele publico que quero atingir para serem potenciais clientes da minha empresa.

Neste caso temos de definir o persona de acordo com certas regras tais como imaginar o que ele:

  • Pensa e sente (Principais preocupações e inspirações)
  • Escuta (O que os amigos dizem, o que os influenciadores dizem)
  • Fala e Faz (Atitude em público; aparência, comportamento com os outros).
  • Vê (Ambiente, amigos, o que o mercado oferece)

  • As suas Dores (Medos, frustrações, obstáculos)
  • Ganhos (Desejos, necessidades, formas de medir o sucesso, obstáculos)

A partir destes estudos podemos imaginar como será o nosso persona, como chegar até ele com os nossos produtos ou serviços e aí construir o nosso público alvo.

Podemos ter vários tipos de personas, pois um segmento de negócio pode querer chegar a várias faixas etárias ao mesmo tempo, que por sua vez tem que estar bem definido logo desde o início.

Tudo este trabalho tem que estar bem delineado, na construção do nosso negócio, pois dele e não só, depende o sucesso que poderemos vir a ter com os produtos e/ou serviços da nossa empresa.

Ao longo desta aprendizagem fui apreendendo conceitos que desconhecia. E que podem ser uma mais valia para o meu futuro, Não só na minha vida profissional, como na minha vida pessoal.

Criamos também um perfil no Linkedin, que nos dias de hoje é uma mais valia no mundo do mercado de trabalho. Pois podemo-nos conectar, com vários empregadores interessados no nosso perfil. Assim como interagir com a nossa rede de conhecimentos, tendo como finalidade aumentar a nossa probabilidade de emprego. 

PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - Técnico de Comunicação - Marketing Relações Públicas e Publicidade

Rui Miguel Lopes da Conceição 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora