UFCD - 9829
Criatividade em Comunicação e Publicidade
Reflexão

Na UFCD 9829 - Criatividade em Comunicação e Publicidade, abordámos os vários objetivos e conteúdos patentes nesta UFCD, de uma forma muito dinâmica e atrativa. Para desenvolver a nossa criatividade foram-nos propostas várias atividades onde aplicamos o BrainStorming. As suas fases como por exemplo:
1 – Preparação – Objetivos; 2 – Reunião – Ideias "Brutas"; 3 – Seleção – Melhores; 4 – Definição – Escolher
Elementos: - Líderes; - Membros; - Secretários
Não existe ideias absurdas ou censuradas.
Importante – que se faça primeiro: definir as regras; proibir conversas laterais, não há críticas; não haver juízos de valor; não pode haver gravatas.
O objetivo do brainstorming não é a qualidade, mas sim a quantidade.
Aperfeiçoamento: 6 – 3 – 5: 6 pessoas - têm 3 ideias – em 5 minutos – Para grupos tímidos ou bloqueios.
Fizemos um jogo para exercitar a nossa mente, numa tempestade de ideias, que consistia em pegar em palavras chave, para construir uma frase. Foi muito dinâmico e intuitivo.
Criamos também um exercício que consistia em fazer um anúncio à nossa própria pessoa e imagem, como se nos estivéssemos a fazer publicidade.
Da mesma forma também fizemos um exercício onde nos colocássemos no lugar duma pessoa que admiramos.
Nesta UFCD, apreendi que tudo, numa comunicação e publicidade, tem que ser criativo, inovador, e tudo é previamente preparado, passando por várias fases desde o BrainStorming até ao resultado final.
Esta UFCD, ajudou-me a sair do meu comodismo, e a pensar fora da caixa e a desenvolver a comunicação interpessoal, necessária em criatividade e publicidade.