UFCD - 9831

Reflexão

A UFCD 9831 – Campanha Publicitária teve como principais objetivos:

  • Identificar os procedimentos inerentes a uma campanha publicitária.
  • Desenvolver uma campanha publicitária.

Uma campanha publicitária é uma série de atividades planeadas e coordenadas que têm como objetivo promover um produto, serviço, marca ou ideia por meio de mensagens publicitárias. Geralmente, uma campanha publicitária envolve a criação e vinculação de anúncios em diferentes canais de comunicação, como televisão, rádio, jornais, revistas, média digital, outdoors, entre outros.

O objetivo principal de uma campanha publicitária é persuadir e influenciar o público-alvo, despertando interesse, criando uma imagem positiva e estimulando a ação desejada, como a compra de um produto, o uso de um serviço ou a adoção de uma determinada ideia.

As campanhas publicitárias geralmente são desenvolvidas com base em um planeamento estratégico, que envolve a definição dos objetivos da campanha, identificação do público-alvo, escolha dos canais de comunicação mais adequados, desenvolvimento de mensagens criativas e definição de um cronograma de vinculação.

Uma campanha publicitária eficaz combina elementos como uma mensagem clara e persuasiva, criatividade na comunicação, identificação do público-alvo, seleção dos canais apropriados e medição dos resultados para avaliar o impacto da campanha.

Neste sentido, continuámos com o projeto feito transversalmente a outras UFCD's, criando um site e um story para o facebook, e os vários tipos de publicidade patentes numa campanha publicidade. Acabamos por fazer um cartão de visita, um flyer, um convite de inauguração, um outdoor, como formas offline de comunicação.

Para mim foi uma UFCD que me enriqueceu ainda mais os meus conhecimentos sobre marketing. Foi um conteúdo lecionado de uma forma clara e objetiva, pela formadora Vânia Lopes, fazendo-me entender o quão abrangente é o marketing, e o quanto podemos utiliza-lo no nosso futuro mesmo que não venha a desempenhar funções dentro da área da ação de formação.

Claramente que vai ser muito benéfico para mim no futuro todos estes conhecimentos, mesmo no meu dia a dia. Passarei a ver tudo o que envolve marketing, não mais de uma forma passiva, mas ativa e crítica.

Gostei muito desta UFCD e da forma como foi lecionada pela formadora Vânia Lopes. 

PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - Técnico de Comunicação - Marketing Relações Públicas e Publicidade

Rui Miguel Lopes da Conceição 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora