UFCD - 9833

Reflexão

A UFCD 9833 – Marketing – Mix no Produto e no Serviço teve como principais objetivos os seguintes objetivo:

  • Identificar e analisar as diferentes variáveis do marketing-mix.
  • Identificar as fases do ciclo de vida do produto.
  • Ajustar as variáveis de marketing-mix às fases do ciclo de vida do produto.
  • Reconhecer as variáveis que condicionam o comportamento do consumidor.

Nesta UFCD apreendi que o marketing é um conceito amplo que envolve vários elementos interconectados para promover um produto ou serviço. A mistura de marketing, também conhecida como os "4Ps" do marketing (produto, preço, distribuição e promoção), é uma estrutura tradicionalmente usada para desenvolver estratégias de marketing eficazes. No entanto, ao longo do tempo, outros elementos, como pessoas, processos, posicionamento e performance, também foram reconhecidos como componentes importantes para o sucesso de uma estratégia de marketing abrangente.

Foi-nos proposto um trabalho que avaliasse o 8Ps do marketing de uma empresa por nós escolhida. No meu caso escolhi um projeto que tenho desenvolvido transversalmente a várias UFCD's. Nesta análise aprendi a definir bem os 8Ps do marketing mix. Embora o projeto esteja apenas no papel, sendo um projeto que já tenho em mente há anos, apenas agora consegui ter consciência das etapas que tenho de passar. Não sei o dia de amanhã, mas no meu entender tudo é possível.

Aprendi essencialmente a definir uma boa estratégia de marketing usando os 8Ps do marketing mix que são:

  • Produto: Refere-se ao próprio produto ou serviço oferecido pela empresa. Isso inclui a definição das características, benefícios e proposta única de venda do produto. Onde definimos bem o produto real, o produto básico e o produto ampliado
  • Preço: Envolve a determinação do valor monetário do produto ou serviço. É importante considerar fatores como os custos de produção, preços da concorrência, elasticidade da procura e oferta e estratégias de estabelecer um preço para maximizar o lucro e a competitividade.
  • Distribuição: Refere-se às estratégias utilizadas para disponibilizar o produto ou serviço aos clientes. Isso inclui decisões relacionadas aos canais de distribuição.
  • Promoção: Envolve todas as atividades de comunicação destinadas a aumentar a consciencialização e persuadir os clientes sobre o produto ou serviço. Isso inclui publicidade, relações públicas, marketing digital, promoções de vendas e marketing direto.
  • Pessoas: Representa as pessoas envolvidas no processo de marketing, tanto interna quanto externamente. Isso inclui os colaboradores, atendimento ao cliente, parceiros de negócios e os próprios clientes. As interações e relacionamentos com essas pessoas desempenham um papel crucial no sucesso da estratégia de marketing.
  • Processos: Refere-se aos procedimentos e fluxos de trabalho estabelecidos para realizar as atividades de marketing de forma eficiente. Isso inclui processos de tomada de decisão, gestão de projetos, gerenciamento de fornecedores e processos de atendimento ao cliente.
  • Posicionamento: Envolve a definição clara da imagem e do valor do produto ou serviço na mente dos clientes. É importante identificar o mercado-alvo, diferenciar-se da concorrência e comunicar os benefícios únicos que tornam o produto ou serviço atraente para os consumidores.
  • Performance: Refere-se à avaliação e análise dos resultados obtidos com as estratégias de marketing. Isso inclui o monitoramento das métricas-chave de desempenho, como vendas, participação de mercado, satisfação do cliente e retorno sobre o investimento em marketing.

Ao considerar e integrar esses oito elementos na estratégia de marketing, as empresas têm mais chances de alcançar sucesso em seus esforços de marketing, conquistar e manter clientes, além de obter vantagem competitiva no mercado.

Não sei se no meu trabalho todos estes itens, foram bem definidos. Mas foi para mim mais um desafio, para testar a minha persistência. Pode ser que seja apenas um sonho. Mas no meu entender a humanidade evoluiu porque alguém sonhou. Todos os grandes homens de sucesso, que hoje são estudados academicamente, foram sonhadores.

Acredito que os meus sonhos podem-se realizar. Não sei o que o futuro me reserva. Mas acredito que algo de bom vai acontecer.

Citando Augusto Cury:

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações."

O meu trabalho foi feito com muita dedicação e esforço, apesar de certas frustrações, defini bem o meu objetivo, com consciência plena dos passos que tive de abordar.

Gosto de desafios, principalmente quando posso ser desacreditado, é como se estivessem a dar-me um impulso para que eu mostre o contrário, e assim mostrar a grande força de vontade que tenho, e eu próprio testar a minha resiliência.

O meu futuro está em branco e apenas eu o posso escrever. Ser autor da minha história, e nesta UFCD com a orientação adequada da formadora Annabelle Higino consegui mostrar a mim mesmo que também eu consigo surpreender pela positiva, no caminho para alcançar os meus objetivos.

Estou grato pelo voto de confiança por parte da formadora Annabelle. Espero ter correspondido às expectativas com o meu trabalho. Pois aprendi muita coisa que não sabia, nem como aplicar.

Foi uma grande aprendizagem.  

PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - Técnico de Comunicação - Marketing Relações Públicas e Publicidade

Rui Miguel Lopes da Conceição 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.