UFCD - 9834

Reflexão

  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem

A UFCD 9834 – GESTÃO OPERACIONAL DE MARKETING, teve como principais objetivos:

  • Identificar as ferramentas do marketing operacional.
  • Explicar a importância do merchandising como instrumento de apoio à venda e na política de comunicação.
  • Reconhecer, no contexto atual, potencialidades do marketing direto e caracteriza-lo como variável do mix de comunicação
  • Distinguir o marketing social do comercial.

A gestão operacional de marketing refere-se às atividades práticas e operacionais necessárias para executar as estratégias de marketing de uma empresa. Envolve a implementação e supervisão de várias tarefas, processos e recursos que impulsionam as atividades de marketing e garantem a execução eficiente das iniciativas de marketing.

A gestão operacional de marketing abrange várias áreas-chave, incluindo o mix de marketing, execução de campanhas, gestão de projetos, coordenação de equipas e monitoramento de resultados.

Nesta UFCD, os conteúdos foram lecionados de maneira clara e objetiva. Aprendi a alcançar novos leads, com o trabalho que estivemos a desenvolver com o formador Carlos Galveias. Aprendi a trabalhar melhor no Webnode que é um Content Manager System (CMS). Aprendi neste contexto a criar uma landing e thanking page, ou seja, uma página no site onde colocámos um formulário para alcançar novos leads, como estratégia de marketing. O que consistia em obter contatos e geri-los de forma a comunicar mais diretamente com possíveis clientes. Fizemo-lo com o auxílio da plataforma digital, agora denominada BREVO.

Todo este trabalho foi feito com várias plataformas digitais, as quais eu desconhecia e que são muito úteis neste tipo de trabalho.


Ou seja, aprimorámos o site de forma a ser uma ferramenta do marketing operacional, mais interativa para com os nossos leads e possíveis clientes. Este site foi construído e desenvolvido ao longo das quatro UFCD's lecionadas pelo formador Carlos Galveias, que

na minha opinião foram uma grande aprendizagem, em que o conteúdo nos foi transmitido de uma forma em que apreendi, conhecimentos que podem ser uma mais valia para mim, quer venha a exercer dentro da área do curso ou mesmo fora da área do curso.

O meu futuro é incerto neste momento, mas acredito que com estes conhecimentos, que me foram transmitidos de forma clara, simples e objetiva ao longo destas quatro UFD's, me fizeram ver o mundo do marketing com outros olhos, e que espero exercer no futuro, ou no mínimo aplicar os conhecimentos adquiridos, no meu dia a dia.  

PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - Técnico de Comunicação - Marketing Relações Públicas e Publicidade

Rui Miguel Lopes da Conceição 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.