UFCD - 9835

Reflexão

A UFCD 9835 – Comunicação interpessoal e institucional - princípios e práticas teve como principais objetivos:

  • Reconhecer as principais teorias e modelos inerentes ao processo comunicacional.
  • Identificar o processo de comunicação interpessoal e institucional e seus princípios.
  • Analisar pressupostos legais inerentes aos processos de comunicação e suas materializações.
  • Realizar as operações intrínsecas ao processo de comunicação institucional.

Nesta UFCD, aprendi conceitos novos para mim, o que achei muito interessante na medida em que a comunicação não pode ser algo aleatório, insípido, mas sim deve ser clara, objetiva e que deve de obedecer à legislação em vigor.

No caso da comunicação interpessoal, torna-se vital existir uma comunicação, isenta, clara, objetiva, direcionada para uma melhoria contínua de uma organização. Promove a comunicação entre duas ou mais pessoas, para que possa existir uma consistência e coerência nas tarefas de cada pessoa. Deve incentivar a colaboração entre colaboradores de uma organização, definindo o que a cada um cabe fazer. Deve envolver todos os colaboradores, sendo que poderá ser diferente entre e para as várias secções/departamentos de uma determinada organização ou instituição.

Nesta UFDC, fizemos uma análise de uma empresa já existente no mercado, em que tivemos de aplicar os conhecimentos adquiridos, como base dessa análise. Sendo que esta UFCD se complementa com uma outra UFCD, que aborda a comunicação interna e externa de uma empresa, organização ou instituição. Aplicando praticamente conceitos similares, na análise que tivemos que fazer.


Este trabalho foi feito em grupo, o que fomentou uma valiosa cooperação entre os membros do grupo. Foi abordado essencialmente dentro da comunicação interpessoal, a comunicação interna da empresa analisada. Sendo que analisamos uma empresa que trabalha com uma comunicação 360.

A comunicação 360 graus, pode ser definida como uma estratégia que busca integrar os variados canais que uma empresa disponibiliza para interagir com seus diferentes públicos, sejam eles internos ou externos. Analisámos um método utilizado hoje em dia pela maioria das empresas, que buscam uma melhoria contínua da sua atuação no mercado. Referimos então o método KAISEN, utilizado nessa mesma empresa.

Apreendi que a comunicação interpessoal e institucional dever ser uma comunicação intrinsecamente colaborativa, assertiva e interativa.

Para mim foi um desafio, que aceitei como sendo uma mais valia para o meu futuro no mercado de trabalho, no qual eu considero aplicar todos os conhecimentos adquiridos.

PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - Técnico de Comunicação - Marketing Relações Públicas e Publicidade

Rui Miguel Lopes da Conceição 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora