UFCD - 9836
Relações Pública na Estratégia das Organizações
Reflexão
A UFCD – 9836 – Relações Pública na Estratégia das Organizações teve como objetivos:
- Reconhecer a estrutura organizacional e suas funções internas.
- Identificar princípios e ferramentas de relações públicas e de outras técnicas de comunicação.
- Caracterizar a opinião pública e os diferentes tipos de públicos.
- Explicar a importância das relações públicas no conceito de responsabilidade social das organizações.
- Analisar conceitos estratégicos de qualidade e de melhoria contínua das organizações.
Apreendi que para reconhecer uma estrutura organizacional e as suas funções internas, tem-se que se respeitar os princípios da comunicação, como algo fulcral, no desempenho de cada colaborador. A comunicação tem que ser clara, precisa e objetiva, para um melhor relacionamento com o público. Pois ao se relacionar com o público o colaborador de uma empresa tem que ser transparente no sentido de demonstrar que, num sentido mais laico da palavra, "veste a camisola da empresa".
Para tal acontecer apreendi que tem de existir uma comunicação interna eficaz, que englobe e envolva todos os seus colaboradores. Existe várias estratégias para se obter o resultado esperado, como por exemplo o KAISEN. Um exemplo que eu mencionei e que estou mais familiarizado.
Sistema "Kaizen" é hoje em dia uma filosofia e termo corrente no universo empresarial, sendo o resultado direto do que sucedeu no Japão pós-II Guerra Mundial.
Poderemos afirmar que a cultura "Kaizen" - se visto até como um modo de vida - ajudará a melhorar os seus processos e até a si mesmo.
Para entender o sistema "Kaizen" através do significado original da palavra japonesa "Kaizen" no Dicionário Shogakukan e que pode ser traduzido literalmente como "o ato de melhorar pontos ruins". Dito de uma forma mais popular, "Kaizen" é "mudar para melhor".
Achei interessante esta UFCD, porque tínhamos uma abertura suficiente, para discutir a temática e os objetivos da UFCD, de forma dinâmica e informal, o que me deixou com um certo livre arbítrio de formular as minhas questões e opiniões, nunca saindo do fio condutor do conteúdo desta UFC.
Gostei da dinâmica
implementada pelo formador, pois pude desenvolver competências no âmbito da
comunicação.