UFCD - 9837

Reflexão

A UFCD – 9837 Comunicação interna, externa e integrada, teve como principais objetivos, reconhecer e aplicar os diversos instrumentos de comunicação, suas funções e objetivos. Reconhecer materiais de divulgação institucional.

Ao abordar os objetivos, acima mencionados, motivou-me no sentido que tive oportunidade de desenvolver e dar a conhecer, um projeto de negócio, que eu já tinha em mente, há já algum tempo.

No decorrer do desenvolvimento desse projeto, apliquei os conteúdos lecionados, podendo ter assim uma visão diferente do mesmo. Aprendi que ao aplicar esses conteúdos, tenho que ter em conta vários fatores integrantes e cruciais na comunicação aos vários intervenientes, desde fornecedores, colaboradores e clientes.

Apreendi que no que toca a clientes, a nossa comunicação externa tem de ser bem estruturada. Conhecer bem o nosso público alvo, saber onde se encontra o mesmo, o local onde nos vamos instalar, os seus gostos, necessidades e dores para um bom sucesso da nossa empresa. No fundo criarmos um mapa de empatia e uma ou mais personas, para ir de encontro ao nosso tipo de negócio. Conhecer bem a nossa concorrência, e em que tipos de meios de comunicação vamos estar presentes.

No entanto eu centrei-me mais na comunicação interna. Pois, estamos a falar de pessoas, isso inclui por exemplo os colaboradores de uma empresa. E a comunicação interna tem de ser, à semelhança da externa, clara, objetiva e concisa. Pois apreendi que para um bom funcionamento de uma empresa, tendo em vista as suas metas e possível expansão, um colaborador tem de se sentir motivado, para dar o seu melhor à empresa. E isso faz-se com um bom plano de comunicação.


Isso fez com que eu nas minhas pesquisas, estudasse a estratégia SMART, ser específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. No entanto enquanto comunicação interna, abordei como gerir o tempo e prioridades de objetivos/tarefas, de cada colaborador, aplicando a matriz de Eisenhower, que define essas mesmas prioridades e as coloca em quatro quadrantes de prioridades como se pode verificar no trabalho que fiz.

Enquanto comunicação externa abordei o Princípio de Pareto, como fundamental para um bom relacionamento com o nosso cliente, que consiste em empregar o nosso tempo com 80% investido com os nossos 20% dos clientes mais importantes, aqueles que realmente nos impulsionam e nos mantêm no em atividade.

Enquanto comunicação integrada, apreendi como promover o meu negócio através de um bom plano de meios, que hoje em dia são de fácil acesso, tais como estar presente nos meios digitais, o que se torna menos dispendioso em termos de orçamento. No entanto, no meu caso abordei como estar presente nos meios offline e nos meios online.

Foi um desafio interessante, fazer o trabalho que abordei, pois acabou por ser transversal a outras UFDC's, e assim adquirir melhores conhecimentos, o que fez com que este projeto adormecido nos meus planos, voltasse a poder ser uma realidade.     

PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - Técnico de Comunicação - Marketing Relações Públicas e Publicidade

Rui Miguel Lopes da Conceição 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.